Programação Maio 2014

1 Maio
não há sessão

8 Maio
China - Um Toque de Pecado - Tian zhu ding (2013)
de Jia Zhang-ke

China - Um Toque de Pecado

15 Maio
O Acto de Matar - The Act of Killing (2012)
de Joshua Oppenheimer, Christine Cynn

O Acto de Matar

22 Maio
7 Curtas Ruptura Silenciosa

7 Curtas Ruptura Silenciosa

29 Maio
O Lobo de Wall Street - The Wolf of Wall Street (2013)
de Martin Scorsese

O Lobo de Wall Street

29 Maio 2014

Quinta-feira - Sessão #1229
21h45 Auditório Municipal

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street - The Wolf of Wall Street (2013)
de Martin Scorsese
com Leonardo DiCaprio, P.J. Byrne, Jon Favreau, Matthew McConaughey, Spike Jonze
165 min, EUA
Crime, Biografia, M/16
nomeado para 5 Oscares 2013, incluíndo Melhor Filme, Realizador, Actor principal, Argumento
crítica: NYTimes, Sight and Sound, Slant, Público, ÀPaladeWalsh

O Lobo de Wall Street

sinopse:
Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um jovem que procura em Nova Iorque a concretização do seu sonho de sucesso. Consegue trabalho numa empresa cotada em bolsa, mas o "crash" da "segunda-feira negra" fá-lo perder o emprego e obriga-o a reajustar os planos... Juntamente com um amigo, decide abrir a sua própria firma, a Stratton Oakmont, que vai funcionar como plataforma para a sua ambição tão desmedida quanto certeira. O alvo? Os investidores de Wall Street. Rodeado de uma "matilha" sedenta, o carismático e persuasivo corretor envereda por todo o tipo de esquemas, legais ou não, que alimentem a sôfrega espiral de poder, dinheiro, droga, ganância, sexo, corrupção e excessos em que se transforma a sua vida. Por mais milhões que acumule, nunca são suficientes. Belfort quer sempre mais. É insaciável. É por isso que é conhecido como "o lobo". Mas até um predador astuto pode ser apanhado…
Realizado por Martin Scorsese ("Taxi Driver", "Tudo Bons Rapazes", "Gangs de Nova Iorque", "Entre Inimigos"), e com argumento de Terrence Winter (responsável pelas séries "Os Sopranos" e "Boardwalk Empire"), o filme baseia-se na história verídica de Jordan Belfort, um corretor nova-iorquino que, na década de 90, construiu um império milionário à custa de fraudes de investimento e de lavagem de dinheiro. [ PÚBLICO ]

22 Maio 2014

Quinta-feira - Sessão #1229
21h45 Auditório Municipal

7 Curtas Ruptura Silenciosa
duração aproximada da sessão: 130 minutos

Exibição de 7 Curtas metragens realizadas no âmbito do projecto de investigação da FAUP, Ruptura Silenciosa + JackBackPack - Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74.

"Sigízia"
"A Casa do Lado"
"A Limpeza"
"Panorama"
"A Encomenda"
"29A"
"Como se Desenha uma Casa"

Sizígia de Luis Urbano
2012 | 17' | cor | trailer - http://vimeo.com/87690395
Sinopse: Filmada na Piscina das Marés (Álvaro Siza ,1959-65), SIZÍGIA procura usar as imagens em movimento, não apenas como um método de representação da arquitectura, mas como um processo de investigação do espaço que explora as suas qualidades narrativas e o sentido de lugar criado pelo uso, os materiais, a luz e o som.
Projecto: Piscinas das Marés, Leça da Palmeira
Arquitecto: Álvaro Siza

Sizígia

A Casa do Lado de Luis Urbano
2012 | 16'' | cor | trailer - http://vimeo.com/35377270
Sinopse: Filmada na Vill’Alcina (1973, Sergio Fernandez), A CASA DO LADO põe em cena algumas narrativas que se associam a uma obra que tem marcado sucessivas gerações de arquitectos.

A Casa do Lado

A Limpeza de Manuel Graça Dias
2013 | 19'31'' | cor | trailer - http://vimeo.com/70100272
Sinopse: Entre 1969 e 1974, Manuel Vicente desenhou e construiu uma casa em Cascais para a família Weinstein. A Casa Weinstein assume-se, face à rua, como uma quase cega parede forrada a pedra de onde emerge uma abstracta bow window que, com o átrio refundado da entrada, introduz uma mancha colorida e misteriosa a meio da composição. É para o interior do (pequeno) terreno que a casa se abre, ao longo de um "L", relacionando-se mais privadamente com o jardim. A sua compartimentação, paradoxalmente 'formal' mas pouco convencional, remete-nos, quase só num único piso (o superior), para uma estratégia de espaços labirínticos requintadamente iluminados.

A Limpeza

Panorama de Francisco Ferreira com João Rosmaninho
2013 | 21'08'' | cor | trailer - http://vimeo.com/82564167
Sinopse: No Porto, hoje, Lois está só, fragilizada, a habitar um mundo onde a arquitectura, tragicamente, parece não conseguir evitar o desapego; mas a súbita possibilidade de um reencontro parece querer interromper a inevitabilidade desse processo...

Panorama

A Encomenda de Manuel Graça Dias
2013 | 18'' | cor | trailer - http://vimeo.com/62443816
Sinopse: Entre 1959 e 1961, Raúl Hestnes Ferreira desenhou e construíu uma pequena casa de fim de semana, em Albarraque, nos arredores de Lisboa, para o seu pai, o poeta José Gomes Ferreira. A Casa de Albarraque, como foi ficando conhecida, continua hoje, passados mais de 50 anos, uma encantadora e inesperada peça, montada sobre o suave declive do terreno, sugerindo-nos diversificados e surpreendentes espaços novos, a propósito do modo como se articulam e sucedem aqueles mais normativos. 

A Encomenda

29-A de Circo de Ideias (Gonçalo Azevedo, Joana Couceiro, Magda Seifert, Pedro Baía)
2013 | 14'10'' | cor | trailer - http://vimeo.com/74361496
Sinopse: 29-A é um lugar intrigante. Um corpo desenhado por homens e mulheres que se movimentam num tenso jogo de relações. As ruas aéreas são um espaço em aberto, um desafio à invenção de viver. Sempre foi assim, no passado e no futuro. Neste lugar, a arquitectura não tem tempo e as personagens não têm idade.

29-A

Como se desenha uma casa de Luis Urbano
2014 | 19’29” | cor | trailer - http://vimeo.com/85262755
Sinopse: “Como se desenha uma casa” é uma curta-metragem de ficção produzida pela JackBackPack e filmada no Bloco das Águas Livres, um edifício desenhado por Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral nos anos 50 do séc. XX. Em “Como se desenha uma casa”, título emprestado de um poema de Manuel António Pina, a arquitectura amena de um dos mais amados projectos modernistas de habitação colectiva em Portugal é usada para contar uma história em que o passado é também presente. O filme é parte integrante do livro “Bloco das Águas Livres - A Perfect Building”, o primeiro da série Single editada pela A+A Books.

Como se desenha uma casa


15 Maio 2014

Quinta-feira - Sessão #1229
21h45 Auditório Municipal

O Acto de Matar

O Acto de Matar - The Act of Killing (2012)
de Joshua Oppenheimer, Christine Cynn
115 min, Reino Unido / Dinamarca / Noruega
Documentário, M/16
nomeado para Oscar Melhor Documentario 2013
vencedor prémio BAFTA para Melhor Documentário
vencedor melhor Documentário Festival Berlim
crítica: NYTimes, Sight and Sound, Slant, EyeForFilm, Público

O Acto de Matar

sinopse:
Sukarno (1901-1970) era um nacionalista empenhado na independência da Indonésia em relação à Holanda, algo que conseguiu em 1945, tornando-se o primeiro presidente do seu país. Com o passar dos anos, a sua administração foi forjando alianças com os comunistas. Quando, em 1965, Suharto (1921-2008) liderou o golpe de Estado que conduziria à deposição de Sukarno, foi inaugurada uma era de repressão sem precedentes. Sob as novas ordens de Suharto, foram criados esquadrões da morte cujo objectivo era o total extermínio de comunistas, activistas de esquerda, chineses e todos aqueles que se opusessem ao regime. Os números apontam para cerca de um milhão e meio de mortos e desaparecidos durante esse período. Os autores de tal violência nunca foram responsabilizados e hoje são promovidos pelo Governo e vistos como uma espécie de heróis nacionais. Décadas depois destes trágicos eventos, o documentarista norte-americano Joshua Oppenheimer chega à Indonésia determinado a fazer um filme sobre os sobreviventes e familiares das vítimas. Quando lhe é impossibilitado o livre contacto com essas pessoas, percebe que, por outro lado, tem acesso privilegiado a alguns membros dos esquadrões da morte. Para sua surpresa, estes homens, orgulhosos do seu papel na História do seu país, estão interessados em colaborar com as filmagens. Assim, Oppenheimer e os seus co-realizadores – a britânica Christine Cynn e um indonésio que quis manter o anonimato – filmam os protagonistas, que se assumem dando rosto e voz às suas histórias e encenando para as câmaras os terríveis eventos de que fizeram parte...Este documentário, que conta com Werner Herzog, Errol Morris, Joram ten Brink e Andre Singer na equipa de produção, tem feito carreira em vários festivais internacionais, tendo recebido o Bafta para Melhor Documentário e uma nomeação para o Óscar na mesma categoria. [ PÚBLICO ]

8 Maio 2014

Quinta-feira - Sessão #1228
21h45 Auditório Municipal

China - Um Toque de Pecado

China - Um Toque de Pecado - Tian zhu ding (2013)
de Jia Zhang-ke
com Jiang Wu, Li Vivien, Wang Baoqiang
133 min, China/Japãp
Drama, M/16
Selecção Oficial Festival Cannes 2013 e Prémio Melhor Argumento
crítica: NYTimes, Slant, Público, ÀPaladeWalsh

China - Um Toque de Pecado

sinopse:
Quatro histórias independentes interligam-se cronologicamente e mostram diferentes perspectivas da violência: um mineiro que se revolta contra a corrupção dos chefes da sua aldeia; um homem que regressa a casa e descobre as várias possibilidades de uma arma de fogo; uma recepcionista de uma sauna que é assediada por um cliente rico; e, finalmente, um jovem trabalhador fabril que luta desesperadamente por uma vida melhor. Quatro pessoas distintas, quatro províncias de um único país, uma reflexão sobre a China contemporânea. Em competição pela Palma de Ouro na Edição de 2013 do Festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio de Melhor Argumento, um filme dramático realizado pelo chinês Jia Zhang-ke ("Still Life - Natureza Morta", "24 City", "Histórias de Shanghai"), que se debruça mais uma vez sobre as questões sociais e culturais do seu país. [ PÚBLICO ]