25 Maio de 2017

Quinta-feira - Sessão #1358
21h45 Cine-Teatro Garrett
Ama-san (2016) de Cláudia Varejão

Ama-san (2016)
de Cláudia Varejão
com Matsumi KoisoMayumi Mitsuhashi, Masumi Shibahara
103 min, POR/JAP
M/12, Documentário
Vencedor do Prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa no Doclisboa 2016
crítica: Público [LMO]DNÀ PALA DE WALSHC7NEMA
Menção honrosa no Festival Karlovy Vary Film Festival '16, Prémio Especial pela Fundação BELLONA, Melhor Filme na Competição Extra Muros do festival Pravo Ljudski 2016, Prémio Teenage do Porto/Post/Doc 2016, Melhor Filme no festival Play-Doc 2017.

Ama-san (2016) de Cláudia Varejão


sinpose:
Em terras japonesas, uma "ama", que significa literalmente "pessoa do mar", é uma mergulhadora que se dedica à recolha de abalones, algas, pérolas e outros tesouros marinhos. Esta prática ancestral leva mulheres de várias idades a mergulhar no mar em apneia, sempre sem ajuda de botijas de oxigénio, conseguindo manter-se com a respiração suspensa até dois a três minutos. Após a submersão, cada uma delas regressa a casa, onde prossegue o seu dia-a-dia, tal como qualquer outra mulher da vila. Apesar de bastante perigosa, esta actividade assegura-lhes a sua subsistência e das suas famílias, dando-lhes alguma independência financeira e tornando-as parte de uma estrutura familiar semimatriarcal, incomum na cultura japonesa de outros tempos.

Este documentário, assinado por Cláudia Varejão ("No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos"), acompanha Matsumi, Mayumi e Masumi, três mulheres ama de gerações distintas a viver numa pequena vila piscatória japonesa. Estreado no Festival Visions du Réel (Paris), "Ama-San" ganhou o prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa no Doclisboa 2016. [ PÚBLICO ]


Sem comentários: